Estas são as principais tendências do mercado de trabalho para o próximo ano

 


As principais tendências do mercado de trabalho em 2023 para quadros executivos em grandes empresas, mostram, no conjunto de 16 setores, o aumento da digitalização dos negócios, a mobilidadenovos métodos de trabalhonovas funções e a corrida por talentos.

Aqui ficam oito primeiros setores da análise elaborada pela Michael Page:

Banking & Financial 

A passar por uma fase muito favorável, os projetos digitais e processos de desenvolvimento tecnológico ganham relevância neste setor. Os perfis de controlo interno, marketing e sales, encontram-se entre os mais desejados. Destaque ainda para o crescimento de novas Fintech na área de meios de pagamento e a entrada de novas financeiras internacionais que estão a abrir operações em Lisboa e Porto. As funções de controlo interno, seja numa lógica de Corporate & Investment Banking como de Retail Banking, continuam a estar numa posição de destaque.

Destaca-se a aposta das empresas do setor no dynamic work, facilitando novos métodos de trabalho, planos de carreira mais adequados, mobilidade interna e outras ferramentas destinadas à retenção de talento.

Como exemplo de tendência salarial, para a função de Corporate Finance a remuneração máxima por ir até 90 mil euros, e um Analista de Risco até 46 mil euros, enquanto um Responsável Financeiro pode ter a remuneração máxima de 70 mil euros. A nível global, os perfis qualificados da área da banca registam um aumento de 10 a 15% no seu nível salarial.

Construção

Mantendo a tendência do último ano, o setor da construção continuou a crescer em 2022, com destaque para um aumento significativo de novas obras, principalmente relacionadas com o investimento privado, com a procura acima da oferta. Os projetos ligados à construção civil (edificação) assumem destaque, contudo é previsível que os próximos anos sejam férteis em concursos públicos com projetos de infraestruturas. Em 2022, acentuou-se a escassez de recursos e de mão-de-obra qualificada no mercado.

Os perfis mais procurados estão ligados à produção do lado dos empreiteiros: Diretores de Obra, Encarregados Gerais, Preparadores de Obra e Orçamentistas. Nos promotores procuram-se sobretudo Gestores de Projeto. Na perspetiva salarial, os valores de remuneração estagnaram em 2022 versus 2021 na maioria das funções. A remuneração para o próximo ano (2023) pode incluir desde o valor máximo de 110 mil euros para a função de diretor geral a 35 mil euros para um engenheiro fiscal ou de projeto.

Engineering & Manufacturing

O setor industrial passou por diferentes fases no decorrer de 2022, com um início muito positivo e posterior retração no último trimestre, comprometendo a retoma do crescimento. Os efeitos da guerra na Ucrânia em indústrias chave, como a automóvel e alimentar e o aumento da inflação, provocaram impacto ao nível das políticas salariais e de recursos humanos das empresas. Não obstante, o desemprego na indústria e serviços mantém-se em níveis muito baixos, o que faz prever um equilíbrio no mercado de trabalho e nas oportunidades de emprego para o início do próximo ano.

Entre os perfis mais procurados, destacam-se os Engenheiros de Processo, Engenheiros de Melhoria Contínua, Gestores de Produção, Técnicos de Manutenção, Gestores de Projeto e Engenheiros de Produto. O Desenvolvimento de Produto, com especial foco nas ferramentas CAD foi uma área de recrutamento significativo.

A par do salário e estabilidade contratual, os candidatos procuram benefícios como flexibilidade, e preferência para o trabalho remoto. A nível técnico, observa-se maior interesse por projetos de dimensão internacional e preferência por ambientes otimizados e automatizados, assentes nos novos conceitos de “fábrica limpa”, indústria 4.0 e LEAN Manufacturing.

Os níveis salariais em áreas técnicas de engenharia têm vindo a crescer nos últimos anos, com aumentos de 20% nos últimos dois anos em áreas como a automação e robótica, gestão de projetos, manutenção, engenharia de campo e logística. Como indicação, na indústria, na zona de Lisboa, um diretor geral pode auferir entre 110 a 170 mil euros, e um diretor de operações até 92 mil euros.

Finance 

A procura de perfis financeiros, nomeadamente para funções de Controlling, Contabilidade e Direção Financeira, tem tido um aumento gradual nos últimos anos. A automatização de processos e a aplicação de ferramentas de Business Intelligence tem provocado uma mudança nos perfis e responsabilidades para o departamento financeiro, exigindo aos profissionais adaptação e agilidade.

Soft skills como a capacidade de comunicação com diferentes interlocutores, hands on approach, orientação para resultados e para a melhoria contínua de processos, continuam a ser altamente valorizadas.

Neste contexto, tem havido um aumento salarial em funções como Controlling, Contabilidade e Direção Financeira. Exemplificando, nas funções de direção, como a de Controller Financeiro, o salário oscila entre 23,800 a 49 mil euros enquanto um Auditor externo pode ganhar até 46,200 euros.

Healthcare & Life Sciences

Em 2022, o setor de Healthcare & Life Sciences foi dos mais dinâmicos. Ao contrário de anos anteriores, as áreas mais técnicas foram as que apresentaram maior crescimento, nomeadamente: Qualidade, Assuntos Regulamentares e Direção Técnica (QP’s). Na área comercial, destacam-se as posições de Desenvolvimento de Negócio Internacional, tanto ao nível de especialistas como de management (com maior destaque na área do Canábis Medicinal), assim como Key Account Managers transversalmente aos vários subsetores (no entanto, com maior procura pela área de Consumer Healthcare).

É de notar que atualmente este é um “mercado de candidato” – os candidatos são bastante mais exigentes, procuram empresas com valores com as quais se identifiquem, líderes inspiracionais, worklife balance, mudanças que o setor tem vindo a tentar acompanhar.

Nas funções comerciais, um Business Unit Manager (cargo máximo) pode auferir até 150 mil euros, enquanto no departamento médico, um Diretor Médico pode atingir os 130 mil euros, numa média salarial sem grandes variações relativamente ao ano anterior.

Hospitality & Leisure

Em 2022, observou-se a retoma na área de Hotelaria e do Turismo, com um crescimento gradual ao longo do ano e recordes de faturação em alguns momentos face a 2019, com perspetivas de evolução em 2023. Os projetos de investimento foram retomados, com um aumento do investimento internacional em Portugal, sobretudo na área de hotelaria e alojamento local, com destaque para os investimentos particulares e cadeias mais pequenas que viram um enorme potencial para o desenvolvimento dos seus negócios.

A dificuldade no recrutamento de perfis para o setor da hotelaria e turismo, acentuou-se ainda mais em 2022, contribuindo para um ligeiro aumento salarial neste setor e foco na implementação de outras medidas com benefícios para os colaboradores, como folgas fixas ou juntas, fins-de-semana livres por mês, seguro de saúde, subsídio de alimentação, entre outros.

Como referência salarial, um Diretor Geral de Operações pode auferir até 110 mil euros e um Diretor de Hotel até 90 mil euros, ambos na zona de Lisboa. Os salários na área, em funções mais operacionais, aumentaram entre 5% e 10%.

Insurance

No decorrer de 2022, registou-se uma procura considerável por profissionais da área financeira, nomeadamente com skills ao nível de IFRS17, risco e planeamento e controlo de gestão. Este fator deve-se à entrada em vigor desta norma em janeiro de 2023, antecipando que no próximo ano continuará a haver crescimento nesta área para consolidação do report financeiro das seguradoras em IFRS17.

Neste setor, observou-se particular crescimento nas funções de PMO Estratégico, Responsável de Gestão de Contas/Clientes e nas áreas de Marketing, sobretudo canal digital e CX. Ao nível de áreas técnicas, mantem-se a tendência em Área de Risco, Data Analytics e Subscrição.

A flexibilidade continua a ser um fator importante no recrutamento, e registou-se ainda um aumento dos flex benefits a par com os pacotes salariais em algumas áreas, com remunerações para funções técnicas como a de Gestor de Sinistros a partir de 16,800 euros até 67,804 para o Atuário Sénior. Nas funções de negócio, um Diretor Comercial Brookers pode auferir até 120 mil euros.

Information Technology

Num mercado cada vez mais exigente na combinação das hard skills com as soft skills, reforçou-se a procura de perfis especializados, principalmente nas áreas de Cyber Segurança, IoT, Cloud, CRM, ERP, Machine Learning e Big Data. Os candidatos procuram consolidar os seus conhecimentos de forma a atingirem diferentes patamares de progressão de carreira, quer a nível tecnológico como de gestão.

O salário continua a ser dominante na guerra pelo talento neste setor, com valores superiores às das outras áreas, com benefícios associados cada vez mais valorizados (flex plans, pocket money, stock options, entre outros) assim como outros fatores que influenciam a decisão dos candidatos para aceitar um novo desafio, entre os quais a flexibilidade de trabalho, o ambiente tecnológico e as responsabilidades da função.

Como referência, um Chief Information Officer (CIO) pode auferir anualmente entre 80 mil euros a 130 mil euros e um Chief Tecnology Officer (CTO) até 140 mil euros. De notar ainda um aumento salarial geral na ordem dos 10% a 15% face ao ano anterior.




Fonte: LÍDER MAGAZINE - SAPO

https://lidermagazine.sapo.pt/estas-sao-as-principais-tendencias-do-mercado-de-trabalho-para-o-proximo-ano/ 

Mérito de Reportagem: Líder

 

Tem Planos de Migrar para PORTUGAL?

TRABALHAR, ESTUDAR ou EMPREENDER LEGALMENTE?

Não sabe como? Entenda o Processo. Fale com a gente!

Site: www.oapoioconsultoria.com

e-mail:  contato@oapoioconsultoria.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts