Não é novidade que o mundo está
cada vez mais dependente da internet. No espaço de apenas uma década, o número
de utilizadores portugueses aumentou quase 30% e o número de portugueses a
comprar online duplicou para 4,8 milhões, o que tem levado a maior parte das
marcas a testar novos canais, ferramentas e abordagens, com porções
significativas dos seus investimentos para estratégias integradas de Marketing
Digital.
A rotatividade das tendências
digitais é, por natureza, elevada e supõe uma reinvenção constante, mas quantas
empresas aproveitam a época do Verão para criarem alguma vantagem competitiva?
Visto, por muitos, como a silly season, o Verão é, cada vez mais, uma
oportunidade para se reformularem presenças digitais e prepararem regressos com
impacto em Setembro.
Neste que, à semelhança de 2020,
também é um Verão atípico, as PMEs tentam contrariar incertezas e superar
constrangimentos, focando-se ao máximo no impulso ao negócio, mas não devem
cair no erro de ver a rentrée à distância e deixarem a preparação dos seus
planos de Marketing Digital para tarde demais.
Porque para muitas empresas o
trabalho feito no Verão vai significar o ‘make or break’ do negócio até ao
final do ano, esta é a altura de antecipar a composição dos anúncios que devem
canalizar tráfego para o website; de criar os conteúdos que vão reter os
visitantes e convidá-los a explorar mais; de carregar o e-commerce com todos os
produtos novos a lançar no regresso das férias; de compor os blogposts que vão
ajudar a consolidar a estratégia de Search Engine Optimization; de planificar
os passatempos a dinamizar nas redes sociais; de fechar parcerias que tragam
vantagens diferenciadoras a todos os que, por ora, andam distraídos com as
maravilhas que este país oferece no Verão.
Pensemos que, no universo dos
gigantes do Marketing, não foi por acaso que a Google, eBay, Netflix, Tinder e
Amazon foram lançadas em Setembro. Perante a influência global que granjearam,
tanto no mercado como nas vidas de tantos milhões, faz sentido olhar-se para
Agosto como um mês de preparação para a rentrée.
Trabalhados internamente ou em
coordenação com agências externas, os planos deste Verão vão contribuir para
indústrias mais prontas, ambiciosas e, de uma forma global, uma retoma
económica mais rápida e substantiva.
Fonte: MARKETEER - SAPO
https://marketeer.sapo.pt/o-marketing-digital-nao-tira-ferias
Mérito de Reportagem: Marketeer / Por António Alegre, CEO da Páginas Amarelas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...