Governo (português) vai lançar programa para fixar cientistas internacionais de topo

 

RODRIGO ANTUNES

Objetivo é “atrair para as instituições nacionais, em posições permanentes, investigadores internacionais de topo”

O Governo compromete-se a lançar no primeiro semestre de 2024 um programa para fixar em Portugal cientistas internacionais de topo com projetos em curso financiados pela União Europeia, segundo a proposta do Orçamento do Estado (OE) aprovada esta terça-feira.

A medida é mencionada, de forma genérica, na nota explicativa da proposta do OE2024 para o setor da ciência, tecnologia e ensino superior, publicada no portal do parlamento.

O documento serve de suporte à apreciação na especialidade da proposta do OE2024, que no caso da área da ciência e do ensino superior está agendada para quinta-feira com a audição da ministra Elvira Fortunato.

O programa ERC-PT Careers, destinado a cientistas de carreira, visa "atrair para as instituições nacionais, em posições permanentes, investigadores internacionais de topo, líderes de projetos de investigação em curso com financiamento do ERC [sigla em inglês para Conselho Europeu de Investigação] já atribuído".

A forma como o ERC-PT Careers vai desenvolver-se não é explicada.

O Conselho Europeu de Investigação é um organismo da União Europeia que financia a investigação científica considerada de excelência.

O ERC-PT Careers irá enquadrar-se num programa mais vasto, o ERC-Portugal, criado este ano para apoiar "o talento científico das candidaturas" portuguesas a bolsas do Conselho Europeu de Investigação que "obtiveram classificação que permitiram transitar para a segunda fase de avaliação", mas que depois, no final, "não foram propostas para financiamento".

Este programa é gerido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, principal entidade, na dependência do Governo, que subsidia a investigação científica em Portugal.

A proposta do OE2024 foi aprovada, esta terça-feira, pelo parlamento na generalidade. A votação final global, depois das apreciações na especialidade, está agendada para 29 de novembro.



Fonte: Expresso – SAPO

https://expresso.pt/sociedade/ciencia/2023-10-31-Governo-vai-lancar-programa-para-fixar-cientistas-internacionais-de-topo-4ef22b77 

Mérito de Reportagem: LUSA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts