Portugal é a terceira economia europeia que mais cresceu. Há três países em recessão

A taxa de crescimento homóloga do PIB nacional fixou-se em 2,3%, mas este valor representa um abrandamento em relação ao crescimento homólogo de 2,5% registado nos primeiros três meses de 2023.



Portugal está entre as economias da Zona Euro com melhor desempenho no segundo trimestre do ano: entre abril e junho, a economia nacional apresentou uma taxa de crescimento homólogo do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,3%, segundo a atualização de dados feita esta quarta-feira pelo Eurostat. A performance da economia portuguesa coloca-a em terceiro lugar em termos de crescimento homólogo, a par com Chipre; mas, na comparação com o trimestre anterior, em que cresceu 2,5% na variação homóloga, a economia nacional abrandou.

Em sentido inverso, há nove países cujo PIB contraiu face ao segundo trimestre do ano passado, sendo que três estão mesmo em recessão. Estónia, Hungria e Países Baixos registaram dois trimestres consecutivos de contração da economia, face aos três meses anteriores, o que os coloca em situação de recessão técnica. A Alemanha, o principal motor da economia europeia, escapou à justa, ao apresentar um crescimento nulo no segundo trimestre face ao período de janeiro a março, quando registou uma taxa de crescimento homólogo do PIB negativa de 0,1%.

Melhor desempenho que a economia nacional teve a Irlanda, que registou um crescimento homólogo de 2,8% entre abril e junho e, assim, acelerou em relação ao trimestre anterior — período em que o PIB aumentou 2%. Simultaneamente, é um dos sete países da moeda única a apresentar um crescimento homólogo acima do registado no primeiro trimestre; os outros seis foram a Alemanha, a Estónia, a Eslovénia, a Eslováquia, a Lituânia e a Finlândia.

Com um crescimento homólogo de 2,7% no segundo trimestre, também o PIB da Roménia aumentou mais que a economia portuguesa. Mas, tal como no caso nacional, estes números representam uma desaceleração face aos primeiros três meses do ano, em que a economia romena cresceu 2,9% na variação homóloga.

Espanha, o principal parceiro comercial de Portugal, está entre os países cuja economia mais travou: após crescer 4,8%, em termos homólogos, entre janeiro e março, fechou o segundo trimestre com um crescimento de 1,8%. Dos dados do Eurostat destaca-se também a Itália, que passou de uma taxa de crescimento homóloga de 2% para 0,6%, e ainda a Áustria, cujo PIB contraiu 0,3% no segundo trimestre depois de ter crescido 1,8% no trimestre anterior.

O gabinete europeu de estatísticas confirma ainda que o PIB da Zona Euro terminou o período de abril a junho com um crescimento em cadeia de 0,3%, o que compara com uma taxa de crescimento nula no primeiro trimestre e com uma contração de 0,1% no quarto trimestre. Em termos homólogos, as economias dos 20 países da moeda única cresceram 0,6% no segundo trimestre. Este valor, apesar de ficar acima das previsões dos analistas, situa-se abaixo da taxa de crescimento homólogo de 1,1% registada nos primeiros três meses do ano.

Fonte: Eurostat

Na União Europeia (UE), o crescimento do PIB foi de 1,3% na variação homóloga e de 0,2% na variação em cadeia — no primeiro trimestre, o conjunto das 27 economias europeias tinha crescido 1,6% em termos homólogos e 0,5% na comparação com o trimestre anterior.


Fonte: ECO – SAPO

https://eco.sapo.pt/2023/08/16/portugal-e-a-terceira-economia-europeia-que-mais-cresceu-ha-tres-paises-em-recessao/ 

Mérito de Reportagem: Joana Abrantes Gomes

 

 

Se pensa em Migrar, somos ESPECIALIZADOS na ASSESSORIA COMPLETA para o PLANEJAMENTO MIGRATÓRIO LEGALIZADO para PORTUGAL.

Atuando desde os PEDIDOS de VISTOS ou SOLICITAÇÃO DE CIDADANIA, TODO PROCESSO DA MUDANÇA até a RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL, oferecendo ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO.

AGENDE uma VIDEOCHAMADA conosco.

E-mail: contato@oapoioconsultoria.com 

Site: www.oapoioconsultoria.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts