dNovo quer apoiar mais de 500 profissionais acima dos 50 anos a voltar ao mercado de trabalho até 2025

Em 2022, a associação acompanhou 176 profissionais qualificados, em situação de desemprego, na transição para um novo projeto profissional, dos quais 23% já regressaram ao mercado de trabalho.


A dNovo pretende triplicar o número de pessoas com mais de 50 anos, com elevada qualificação e experiência profissional, em situação de desemprego, apoiadas pela associação, até 2025. O objetivo é promover o seu regresso ao mercado de trabalho, sensibilizando para o aproveitamento de competências seniores nas empresas. Em 2022, a associação acompanhou 176 profissionais qualificados desempregos na transição para um novo projeto profissional, 23% já regressaram ao mercado de trabalho.

“O desemprego sénior qualificado é um fator generalizado de preocupação, não só pelo impacto social que tem nas pessoas afetadas, mas também pelo desperdício de recursos humanos qualificados e de talento desaproveitado. A exclusão deste segmento na atividade laboral representa custos elevadíssimos para o nosso país, um cenário que a dNovo quer ajudar a inverter, valorizando o seu conhecimento e experiências e, ao mesmo tempo, sensibilizando o mercado para o valor destes profissionais”, afirma João Castello Branco, presidente do conselho de administração da dNovo, em comunicado.

Já em 2023, a associação tem como meta acelerar o crescimento do projeto, duplicando o número de profissionais apoiados e aumentando a percentagem dos que regressam ao mercado de trabalho. “Para alcançar este objetivo, será imprescindível uma maior participação do tecido empresarial, pelo que a associação está a desenvolver um novo modelo de envolvimento de empresas, particularmente PME”, adianta a associação.

Para além do efeito direto nos profissionais apoiados, a intervenção a que a dNovo se propõe tem um “impacto direto na economia, nomeadamente pelo aproveitamento de competências seniores nas empresas, colmatando a falta de talento em algumas áreas, e com largos benefícios para a sociedade“.

Os primeiros resultados do projeto de empregabilidade sénior da dNovo serão apresentados esta quinta-feira num evento no Campus de Carcavelos da Nova SBE, no dia 18 de maio.

A dNovo iniciou o seu projeto em 2019 com a missão de ajudar estes profissionais a reintegrar-se no mercado de trabalho e as empresas a valorizar as suas valências. A Semapa, o Santander e a EDP estão entre as empresas fundadoras da associação, que conta com diversos parceiros institucionais, promotores e afiliados.


Fonte: ECO– SAPO

https://eco.sapo.pt/2023/05/18/dnovo-quer-apoiar-mais-de-500-profissionais-acima-dos-50-anos-a-voltar-ao-mercado-de-trabalho-ate-2025/ 

Mérito de Reportagem: Joana Nabais Ferreira

 

 

Se pensa em Migrar, somos ESPECIALIZADOS na ASSESSORIA COMPLETA para o PLANEJAMENTO MIGRATÓRIO LEGALIZADO para PORTUGAL.

Atuando desde os PEDIDOS de VISTOS ou SOLICITAÇÃO DE CIDADANIA, TODO PROCESSO DA MUDANÇA até a RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL, oferecendo ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO.

AGENDE uma VIDEOCHAMADA conosco.

E-mail: contato@oapoioconsultoria.com 

Site: www.oapoioconsultoria.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts