Economia portuguesa regista o quinto maior crescimento da UE no segundo trimestre.


 

A economia portuguesa registou o maior crescimento em cadeia e o quinto maior salto homólogo entre os países europeus, no período compreendido entre abril e junho.


No segundo trimestre do ano, a economia portuguesa registou o maior crescimento em cadeia (4,9%) entre os países europeus para os quais há dados disponíveis. De acordo com a nota divulgada, esta terça-feira, pelo Eurostat, em termos homólogos, o PIB português registou a quinta maior variação positiva ao acelerar 15,5%.

 

Entre abril e junho, o PIB da Zona Euro cresceu 2% e o da União Europeia subiu 1,9%, em comparação com os primeiros três meses de 2021. De notar que, no primeiro trimestre do ano, a economia europeia registou uma contração, em consequência do endurecimento das restrições provocado pelo agravamento da crise pandémica. Já face ao mesmo período de 2021, o PIB da área da moeda única disparou 13,6% e o da UE saltou 13,2%, sendo que, também neste caso, o trimestre que serve de base comparativo foi severamente afetado pela Covid-19.

 

Entre os países europeus, o maior crescimento em cadeia foi registado pela economia portuguesa, que subiu 4,9%, no segundo trimestre, período marcado pelo desconfinamento progressivo do país e, à boleia, pela retoma das atividades. É importante explicar que, no início do ano, foi precisamente o PIB português o que verificou a maior quebra da Europa face ao trimestre anterior, o que também ajuda a explicar agora o disparo registado entre abril e junho.

 

O mesmo cenário é encontrado na comparação homóloga. A economia portuguesa foi a quinta que mais cresceu, no segundo trimestre, mas foi a segunda que mais caiu, nos primeiros três meses de 2021, face ao mesmo período de 2021. De qualquer modo, o referido salto de 15,5% é o maior crescimento homólogo registado pelo PIB português num trimestre desde pelo menos 1996, ano em que começa a atual série histórica do Instituto Nacional de Estatística. Para o conjunto do ano de 2021, o Executivo de António Costa estima que o PIB português crescerá 4%, enquanto a Comissão Europeia vê Portugal a crescer 3,9%.

 

Por outro lado, e segundo a nota divulgada, esta terça-feira, pelo Eurostat, entre abril e junho, as economias de Espanha (19,8%), França (18,7%), Itália (17,3%) e Hungria (17,7%) registaram variações mais acentuadas do que a portuguesa, isto é, foram as mais expressivas do Velho Continente.

 

De acordo com as Previsões de Verão, a Comissão Europeia estima que, no conjunto de 2021, a economia da Zona Europeia e da UE crescerá 4,8%. O executivo comunitário projeta que os PIB irlandês (7,2%), húngaro (6,3%) e romeno (7,4%) serão os que mais brilharão. No caso de Espanha, França e Itália, esperam-se variações de 6,2%, 6% e 5%, respetivamente.


Fonte: Eco Sapo

https://eco.sapo.pt/2021/08/17/economia-portuguesa-regista-o-quinto-maior-crescimento-da-ue-no-segundo-trimestre/

Mérito de Reportagem: Isabel Patrício 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts