Ser mais amigo do ambiente gera mais emprego. Portugal pode gerar 200 mil empregos, se cortar 85% das emissões

 


Portugal pode, em 10 anos, cortar em 85% as emissões de gases com efeito de estufa, criando, pelo menos, 200 mil empregos públicos em setores chaves para a transição. A conclusão consta do novo relatório da campanha Empregos para o Clima, que conta com contribuições de diversos académicos, ativistas, sindicalistas e investigadores.

“Enfrentamos várias crises ao mesmo tempo, entre elas, a crise climática e social de desemprego, subemprego e precariedade, que afetam diretamente a maioria da população mundial. A boa notícia é que é possível resolver estas crises em simultâneo, porque a descarbonização da economia vai dar muito trabalho”, defendeu o porta-voz da campanha, Sinan Eden.

O relatório explica que Portugal dispõe de cinco a 10 anos para “mudar o curso da civilização humana e iniciar uma transição energética profunda”, visto que, segundo o Paris Equity Map, Portugal tem até 2030 para cortar mais de 75% das suas emissões de gases com efeito de estufa.

Os empregos gerados teriam como objetivo, avança o comunicado, cortar emissões e combater o aquecimento global.

“São empregos dignos, com condições justas, respeitadores das regras de proteção do ambiente, higiene, saúde e segurança no trabalho, criados numa ótica de serviço público nos vários setores chave para a transição energética e corte de emissões – energia, transportes, indústria, agricultura, resíduos e floresta”, esclarece Sinan.

O estudo sugere que, tal como existe um Serviço Nacional de Saúde para garantir o direito e acesso público à saúde, seja criado também um “Serviço Nacional do Clima”, para assegurar “todo o trabalho necessário à transição para um planeta habitável, bem como o acesso públicos aos seus recursos”.

A campanha Empregos para o Clima, lançada em Portugal em maio de 2016, exige a criação massiva de novos empregos no setor público, em setores como a energia, os transportes, a floresta ou a construção, com o objetivo de reduzir drasticamente as emissões de gases com efeito de estufa.


Fonte: Executive Digest - SAPO

https://executivedigest.sapo.pt/ser-mais-amigo-do-ambiente-gera-mais-emprego-portugal-pode-gerar-200-mil-empregos-se-cortar-85-das-emissoes/

Mérito de Reportagem: Ana Sofia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts