Volume de negócios do ‘franchising’ em Portugal sobe quase 40% entre 2019 e 2022

 


Aumento é positivo para a economia do país

O volume de negócios no ‘franchising’ aumentou 39,7% entre 2019 e 2022, de 12.000 para 17.000 milhões de euros, e o seu peso no PIB subiu de 5,78% para 7,23%, anunciou esta segunda-feira a associação setorial.

Em comunicado, a Associação Portuguesa de Franchising (APF) destaca estes dados como “muito expressivos" de “um notável crescimento durante o ano de 2022 no setor em Portugal”, marcando "uma reviravolta após um período de incerteza devido à pandemia”.

“Os indicadores demonstram um setor resiliente e em expansão, contribuindo de forma significativa para a economia do país”, enfatiza.

No que se refere ao emprego, a APF diz terem sido gerados no ‘franchising’ 176.954 empregos entre 2019 e 2022, tendo a participação do setor no mercado de emprego do país crescido de 3,34% para 3,60% nesse período.

Ainda destacado pela associação é o contributo do setor ao nível das novas tecnologias e de métodos de trabalho eficientes, que considera ter desempenhado “um papel crucial em mitigar a escassez de mão de obra, tornando o setor ainda mais adaptável e resiliente”.

Citada no comunicado, a diretora-geral da APF, Cristina Matos, afirma que o ‘franchising’ em Portugal “demonstra muita maturidade e está posicionado para continuar a sua trajetória de crescimento e contribuir de forma substancial para a recuperação económica do país”.

“O ‘franchising’ em Portugal continua a crescer e a evoluir, oferecendo oportunidades significativas para empreendedores e investidores. Com uma economia estável, apoio governamental e a diversificação de setores, o ‘franchising’ demonstra ser uma escolha sólida e promissora para aqueles que procuram iniciar o seu próprio negócio em Portugal”, sustenta a associação.

Constituída em 1987, a APF é uma associação privada sem fins lucrativos cuja principal missão é o estudo, divulgação e promoção do ‘franchising’ em Portugal, enquanto sistema de desenvolvimento empresarial e solução para a criação e expansão das pequenas e médias empresas (PME) no mercado interno e internacional.


Fonte: CNN Negócios

https://cnnportugal.iol.pt/negocios/franchising/volume-de-negocios-do-franchising-em-portugal-sobe-quase-40-entre-2019-e-2022/20230925/65119fb4d34e65afa2f5b4d4 

Mérito de Reportagem: Agência LUSA.IS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts