Vagas de emprego estão a aumentar em Portugal. Finanças e seguros lideram novas ofertas


No segundo trimestre houve um aumento das vagas de emprego, apesar das pressões e incertezas com que lidam os empregadores nacionais. Conheça os setores e as zonas do país com mais ofertas.

A pesar das pressões e incertezas que os empregadores estão a enfrentar, as vagas de emprego estão a aumentar em Portugal. Entre abril e junho, o número de postos de trabalho vagos subiu quase 12%, face ao registado há um ano, tendo as atividades financeiras e de seguros conseguido o maior crescimento dos empregos disponíveis, entre os vários setores.

“No segundo trimestre, o número de empregos vagos foi de 57.376, representando um crescimento homólogo de 11,7%“, é explicado na nota estatística divulgada pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho.

Uma vez que o país conta com quase 3,7 milhões de empregos ocupados, esse número de postos disponíveis corresponde a uma taxa de empregos vagos de 1,5%, valor que é superior tanto ao registado no arranque de 2023, como no segundo trimestre de 2022.

Por atividade económica, os maiores crescimentos homólogos da taxa de empregos vagos observaram-se nas atividades financeiras e de seguros e nas atividades de informação e comunicação, 1,3 pontos percentuais (p.p.) e 0,7 p.p., respetivamente.

Ainda assim, são os trabalhadores dos serviços pessoais, de proteção e vendedores que se destacam como o grupo profissional com mais empregos vagos. Em causa estão 15.373 postos de trabalho, o correspondente a 27,5% do total. Segue-se o grupo dos especialistas das atividades intelectuais e científicas (9.021 vagas, o equivalente a 16,1% do total), bem como o grupo dos trabalhadores não qualificados (7.532 vagas de emprego, o correspondente a 13,5%).

Já no que diz respeito à distribuição geográfica dos empregos disponíveis, os números agora conhecidos mostram que na generalidade das regiões do país houve crescimentos homólogos, com as regiões autónomas em destaque. Nos Açores e na Madeira, a taxa de empregos vagos cresceu 0,6 p.p., no segundo segundo trimestre. O Algarve foi, contudo, a exceção, ao ver cair os empregos vagos em 0,2 p.p.

No total, é na Área Metropolitana de Lisboa que se encontram hoje mais empregos vagos: 21.886 postos de trabalho, correspondente a 38,1% do total nacional. Segue-se a região do Norte, com 17.302 empregos vagos, o equivalente a 30,2% do total.

Por outro lado, quanto à dimensão das empresas, destaque para as pequenas e médias empresas. Com 29.835 empregos vagos, estão atualmente a oferecer mais de metade (52%) das vagas disponíveis. “Em termos de empregos ocupados, as pequenas e médias empresas também detinham o maior número de empregos ocupados (1 623 194), representando 44,1% do total”, sublinha a nota do GEP.

Fonte: ECO / Sapo

https://eco.sapo.pt/2023/09/25/vagas-de-emprego-estao-a-aumentar-em-portugal-financas-e-seguros-lideram-novas-ofertas/

Mérito da Reportagem:Isabel Patrício


Se pensa em mudar para Portugal em busca de novos desafios, Trabalhar, Estudar ou Empreender, agende uma videochamada conosco.

Somos Especializados na Assessoria Migratória Completa, desde o início do Planejamento até a Recolocação Profissional, com Atendimento Personalizado.

E-mail: contato@oapoioconsultoria.com /Site: www.oapoioconsultoria.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts