46% das empresas querem contratar mais trabalhadores no próximo trimestre

 Quase metade dos empregadores nacionais mostram-se abertos a aumentarem as suas equipas nos últimos três meses do ano. Análise do ManpowerGroup não reflete ainda impacto da paragem na Autoeuropa.


Ainda que o cenário seja de incerteza, que a economia esteja a abrandar e a inflação tenha voltado a acelerar, os empregadores portugueses mostram-se otimistas quanto às perspetivas de contratação para o próximo trimestre. De acordo com a análise do ManpowerGroup divulgada esta terça-feira, 46% das empresas nacionais querem mesmo aumentar as suas equipas, nos três meses do ano que sobram de 2023.

“As intenções de contratação dos empregadores evoluem de forma positiva, com 46% das empresas a prever aumentar as suas equipas no próximo trimestre, face a 11% que antevê reduzir e a 41% que planeia manter o seu número atual de colaboradores“, detalha a empresa de recursos humanos.

Contas feitas, projeta-se uma criação líquida de emprego de 35% para o quarto trimestre do ano, valor que corresponde a uma subida de oito pontos percentuais face ao registado no trimestre anterior e face ao período homólogo de 2022.

Estes valores, sublinha ainda o ManpowerGroup, posicionam Portugal cinco pontos percentuais acima da média global e dez pontos percentuais acima da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). “O país ocupa, assim, o segundo lugar desta região em termos de perspetivas de criação de emprego, a par dos Países Baixos e da África do Sul, e abaixo da Suíça, que apresenta a projeção mais otimista, com 38%”, é salientado na análise agora conhecida.

Já numa análise por setores, destaque para as intenções de contratação indicadas pelos empregadores dos transportes, logística e automóvel. “É o setor que apresentava as intenções de contratação mais dinâmicas, com uma projeção para a criação líquida de emprego de 49%“, é realçado.

Convém notar, contudo, que as entrevistas que servem de base ao estudo em questão foram feitas em julho, pelo que ainda não traduzem o impacto da interrupção da atividade na fábrica da Autoeuropa, em Palmela.

Em segundo lugar nessa tabela, aparece o setor das tecnologias da informação, com uma projeção de 47%. “Com este valor, os empregadores de tecnologia voltam a reforçar o sentimento de contratação relativamente ao trimestre anterior e ao período homólogo de 2022“, observa o ManpowerGroup.

Em contraste, o setor dos bens e serviços de consumo apresenta uma “projeção sólida de 26%”, mas decresce ligeiramente face ao terceiro trimestre de 2023 e ao quarto trimestre de 2022.


Fonte: ECO – SAPO

https://eco.sapo.pt/2023/09/12/46-das-empresas-querem-contratar-mais-trabalhadores-no-proximo-trimestre/

Mérito de Reportagem: Isabel Patrício

 

 

Se pensa em Migrar, somos ESPECIALIZADOS na ASSESSORIA COMPLETA para o PLANEJAMENTO MIGRATÓRIO LEGALIZADO para PORTUGAL.

Atuando desde os PEDIDOS de VISTOS ou SOLICITAÇÃO DE CIDADANIA, TODO PROCESSO DA MUDANÇA até a RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL, oferecendo ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO.

AGENDE uma VIDEOCHAMADA conosco.

E-mail: contato@oapoioconsultoria.com 

Site: www.oapoioconsultoria.com  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts