Faltam quase 50 mil trabalhadores no sector do turismo

 


A escassez de mão-de-obra na área do turismo tem vindo a agravar-se desde 2019, faltando, neste momento, cerca de 45 mil trabalhadores no sector, numa altura em que cresceu o número de visitantes do país, revelou o Dinheiro Vivo.

 

De acordo com a presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira, os perfis mais difíceis de contratar continuam a ser empregados de mesa, cozinha, limpeza, recepção e manutenção. E são cada vez mais os empreendimentos que procuram profissionais também para cargos administrativos e de apoio.

Cristina Siza Vieira recorda que, em 2022, o sector «já esteve completamente à pele» com a falta de trabalhadores, por os níveis se encontrarem tão próximos de 2019. «Este ano, em que se está a crescer mais, há ainda mais dificuldade em responder a estas solicitações. Estamos com os quadros de pessoal muitíssimo esticados», afirma.

Estatísticas do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que as actividades da restauração e similares e do alojamento somavam quase 287 mil trabalhadores em 2022. Apesar de reflectir um aumento de 17% face a 2021, quando comparado com 2019, ano em que se registou a maior empregabilidade, estamos perante uma perda de 34 mil postos (-10,6%), dos quais 31 mil na restauração e similares e quase três mil no alojamento

No entanto, destaca Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), os dados do primeiro trimestre de 2023 «expressam algum alento», com o canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés) a empregar, até março, praticamente 323 mil pessoas.

A sul, a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) não vislumbra «grande falta de recursos humanos» e Hélder Martins, presidente da entidade que representa o sector na região, diz mesmo que a situação «não é tão gritante”» tendo, inclusive, melhorado muito em relação ao ano passado. Ainda assim, aponta para alguma carência nas equipas de housekeeping, restauração e manutenção.

 

Fonte: Human Resources – SAPO

https://hrportugal.sapo.pt/faltam-quase-50-mil-trabalhadores-no-sector-do-turismo/ 

Mérito de Reportagem: Human Resources

 

 

Se pensa em Migrar, somos ESPECIALIZADOS na ASSESSORIA COMPLETA para o PLANEJAMENTO MIGRATÓRIO LEGALIZADO para PORTUGAL.

Atuando desde os PEDIDOS de VISTOS ou SOLICITAÇÃO DE CIDADANIA, TODO PROCESSO DA MUDANÇA até a RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL, oferecendo ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO.

AGENDE uma VIDEOCHAMADA conosco.

E-mail: contato@oapoioconsultoria.com 

Site: www.oapoioconsultoria.com  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts