Profissionais de cibersegurança no top dos mais procurados para contratar em TI, mas não só

Contratar profissionais de cibersegurança é cada vez mais importante para as empresas, em particular em setores como as tecnologias da informação, a saúde e ciências da vida, finanças e imobiliário ou a indústria pesada e materiais.


Os profissionais de cibersegurança estão no topo das prioridades das contratações tecnológicas em Portugal. Os dados são avançados pelo “Experis Tech Talent Outlook” do ManpowerGroup, que também mostra a diferença persistente entre as necessidades do mercado e os especialistas em tecnologia disponíveis para preencher as vagas em aberto.

A procura por profissionais para a área de cibersegurança é identificada por 39% dos empregadores nacionais. De seguida, surge a área do suporte técnico, opção de 38% das empresas, e a gestão de bases de dados, escolhida por 32% dos inquiridos.

Do “top 5” de áreas tecnológicas com previsões de contratação mais acentuadas faz ainda parte a área de desenvolvimento de aplicações, apontada por 27% dos empregadores, e, por fim, o ramo da experiência ao cliente e utilizador, prioridade para 25% das empresas inquiridas.

A cibersegurança também surge como a área de recrutamento mais prioritária para 34% dos empregadores a nível global, seguida do suporte técnico, mencionado por 32%, e pela área da experiência ao cliente e utilizador, em que 31% das empresas globais procuram profissionais.

Clique nas imagens para ver mais dados do estudo do ManpowerGroup

O relatório aponta ainda a diferença persistente entre as necessidades do mercado e os especialistas em tecnologia disponíveis para preencher as posições em aberto.

Atualmente, 87% das organizações de TI portuguesas relatam dificuldades em recrutar, sendo por essa razão relevante o mapeamento das principais abordagens de resposta a este desafio. Este valor posiciona as dificuldades do setor tecnológico nacional acima do que é observado a nível global, onde as empresas tecnológicas assumem uma escassez de talento de 78%.

Empregadores de metade dos setores à procura de profissionais de cibersegurança

A segurança dos dados e sistemas é cada vez mais um elemento fundamental para a salvaguarda e desenvolvimento da atividade das empresas, em particular em setores como as Tecnologias da informação, a Saúde e Ciências da Vida, as Finanças e Imobiliário ou a Indústria Pesada e Materiais.

Estes quatro setores têm como principal necessidade de recrutamento tecnológico os profissionais de cibersegurança. No setor das Tecnologias de Informação em particular, 52% dos empregadores refere a área de cibersegurança como uma das áreas prioritárias de contratação, seguindo-se a necessidade de competências em AI e Machine Learning, com 34%, e o suporte técnico, com 31%.

No setor da Indústria Pesada e Materiais, 41% das empresas assume igualmente ter uma maior necessidade de competências de cibersegurança, seguindo-se 36% que coloca o foco no recrutamento de talento da área do suporte técnico e 29% que referem a área da gestão de bases de dados como a sua prioridade de contratação.

No setor da Saúde e Ciências da Vida, 40% dos empregadores aponta igualmente a necessidade por profissionais de Cibersegurança, seguindo-se 38% que coloca o recrutamento de talento para o Suporte Técnico como prioritária. Também a área de Desenvolvimento de Aplicações é vista como fulcral para 36% dos empregadores do setor.

No ramo de Finanças e Imobiliário, para além da necessidade por talento especializado em Cibersegurança, referida por 39% dos empregadores, são igualmente prioritárias as áreas da Experiência ao Cliente e Utilizador e de Automação de Processos no Local de Trabalho, ambas identificadas por 36% destas empresas. 

No setor da Energia e Utilities, as empresas desenvolvem maiores esforços na promoção das suas relações comerciais, sendo o talento para a área de sistemas de gestão da relação com o cliente identificado como principal prioridade por 38% dos empregadores. As áreas de suporte técnico são o principal foco das contratações para 42% das empresas do setor de Bens e Serviços de Consumo e 51% dos empregadores do setor de Transportes, Logística e Automoção. Por fim, as empresas da área de Serviços de Comunicação apontam o ramo da gestão de bases de dados, como área prioritária de contratação, sendo referida por 37% dos inquiridos.

formação e aposta no upskill dos profissionais são as principais estratégias para responder à escassez de talento em tecnologia e responder aos desafios tecnológicos atuais e futuros, considera o ManpowerGroup.


Fonte: TEK – SAPO

https://tek.sapo.pt/expert/artigos/profissionais-de-ciberseguranca-no-top-dos-mais-procurados-para-contratar-em-ti-mas-nao-so 

Mérito de Reportagem: Expert

 

 

Se pensa em Migrar, somos ESPECIALIZADOS na ASSESSORIA COMPLETA para o PLANEJAMENTO MIGRATÓRIO LEGALIZADO para PORTUGAL.

Atuando desde os PEDIDOS de VISTOS ou SOLICITAÇÃO DE CIDADANIA, TODO PROCESSO DA MUDANÇA até a RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL, oferecendo ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO.

AGENDE uma VIDEOCHAMADA conosco.

E-mail: contato@oapoioconsultoria.com 

Site: www.oapoioconsultoria.com  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts