Pessoas empregadas em Portugal atingiram número recorde. Veja a análise dos números do emprego de Maio

 


A Randstad publicou a sua análise aos dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Serviço Público do Emprego Nacional (IEFP), relativos a Maio. A análise revela que esse mês registou um aumento de 4100 pessoas empregadas face ao mês anterior. Assim, o número de pessoas empregadas foi recorde e situou-se nos 4 931 800 profissionais.

 

Relativamente ao período homólogo, verificou-se também uma subida de 62 500 pessoas empregadas.

Registou-se um decréscimo na população activa em -1800 pessoas, que foi resultado de o decréscimo mensal de -5900 pessoas desempregadas ser superior ao aumento de 4100 pessoas empregadas, tendo correspondido a taxa de desemprego a 6,4%, a mais baixa desde Outubro de 2022.

Em termos interanuais, registou-se um aumento de 62 500 profissionais, ou seja, 1,3%, no número de empregados relativamente a maio de 2022. Também, neste período, a população ativa aumentou em 89 200 pessoas, alcançando os 5 270 400 activos.

Já o desemprego cresceu em 26 600 pessoas face a maio de 2022, estimando-se um total de 338 600 mil pessoas desempregadas em Portugal.

A análise da Randstad revela que no mês de Maio, a diminuição do desemprego verificou-se tanto na população feminina como na masculina. Relativamente ao número que corresponde ao género feminino, 2800 mulheres, valor que corresponde a -1,6%, deixaram de estar em situação de desemprego. Quanto ao género masculino, foram 3100 homens, que equivale a 1,9%, que deixaram de estar em situação de desemprego.

Por grupos etários, a análise reflecte que esta diminuição registada no desemprego foi verificada em adultos maiores de 25 anos, com -7500 pessoas desempregadas comparativamente com o mês anterior.

A análise indica que os dados publicados pelo IEFP registaram um total de 285 855 pessoas desempregadas, valor que representa 63% do total dos pedidos de emprego. O estudo dá ainda conta de que os pedidos de emprego diminuíram em Maio, em -7442, assim como os desempregados registados, -9567 pessoas em relação ao mês anterior.

«Segundo os dados registados pelo IEFP, em Maio, 285 855 pessoas encontravam-se desempregadas. Este é o número mais baixo para o mês de Maio de toda a série histórica estatística apresentada pelo IEFP desde o ano de 2003. Apesar deste dado, a diminuição mensal do desemprego em -9567 pessoas foi a menor desde o ano 2010, excluíndo o aumento do ano 2020», comenta Isabel Roseiro, directora de marketing da Randstad.

 

Fonte: Human Resources – SAPO

https://hrportugal.sapo.pt/pessoas-empregadas-em-portugal-atingiram-numero-recorde-veja-a-analise-dos-numeros-do-emprego-de-maio/ 

Mérito de Reportagem: Margarida Lopes

 

 

Se pensa em Migrar, somos ESPECIALIZADOS na ASSESSORIA COMPLETA para o PLANEJAMENTO MIGRATÓRIO LEGALIZADO para PORTUGAL.

Atuando desde os PEDIDOS de VISTOS ou SOLICITAÇÃO DE CIDADANIA, TODO PROCESSO DA MUDANÇA até a RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL, oferecendo ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO.

AGENDE uma VIDEOCHAMADA conosco.

E-mail: contato@oapoioconsultoria.com 

Site: www.oapoioconsultoria.com  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts