Ofertas de emprego aumentaram mais de 50% no terceiro trimestre do ano. Saiba em que profissões a procura mais aumentou

 


No terceiro trimestre do ano, registou-se um aumento de 52% das ofertas de emprego em Portugal, face ao período homólogo de 2021. Empregados de centros de chamadas, caixas bancários, penhoristas e similares e empregados de agências de viagens foram as profissões cuja procura mais aumentou. Estas são algumas das conclusões do Insight lançado pela Fundação José Neves, que refere a evolução das ofertas de emprego e a dinâmica de procura do mercado laboral.

 

O Insight mostra, ainda, que, face a 2021, nos primeiros nove meses de 2022, o número de ofertas de emprego foi significativamente superior ao verificado em qualquer um dos trimestres de 2021.

De salientar que 2021 foi marcado pela crise pandémica e consequentes medidas restritivas. No primeiro trimestre de 2022, as ofertas de emprego voltaram a registar uma trajectória de crescimento expressivo (62%), face ao trimestre anterior (o último de 2021). No segundo trimestre de 2022, manteve-se a tendência de crescimento, com um ligeiro aumento de 3%. No terceiro trimestre, até à data, registou-se o número mais baixo do ano, no que diz respeito a ofertas de emprego. Em comparação com o segundo trimestre de 2022, houve uma redução de 5%.

Apesar da redução face aos primeiros dois trimestres de 2022, o volume das ofertas de emprego do terceiro trimestre continuou a ser muito superior a qualquer um dos trimestres de 2021. Entre o último trimestre de 2021 e o terceiro trimestre de 2022 o crescimento foi de 60%.

Profissões como empregados dos centros de chamadas, caixas bancários, penhoristas e similares, empregados de agências de viagens e pessoal de informação administrativa, apresentaram um aumento na procura de mais de 200%, face ao mesmo trimestre de 2021. Para além de empregados dos centros de chamadas e pessoal de informação administrativa, os vendedores e encarregados de lojas e operadores de caixas e outros trabalhadores relacionados com vendas foram, ainda, as profissões em que se verificou um aumento superior a 1000 ofertas, no terceiro trimestre de 2022, face ao período homólogo.

Vendedores ambulantes e em mercados ou quiosques, oficiais maquinistas, de convés e pilotos de navios, pessoal de companhia, ajudantes de quarto, agentes funerários e prestadores de cuidados a animais, registaram um decréscimo de ofertas de emprego no mesmo período. Biólogos, botânicos, zoólogos e especialistas relacionados, assim como técnicos de agricultura, produção animal, silvicultura e ciências da vida, também estiveram em contraciclo.

O Insight revela ainda que programadores de software, operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas, empregados de mesa e bar, analistas de sistemas e representantes comerciais foram as profissões mais procuradas pelos empregadores no terceiro trimestre de 2022.

 

 

 

Fonte: Human Resources – SAPO

https://hrportugal.sapo.pt/ofertas-de-emprego-aumentaram-mais-de-50-no-terceiro-trimestre-do-ano-saiba-em-que-profissoes-a-procura-mais-aumentou/ 

Mérito de Reportagem: Margarida Lopes

 

Tem Planos de Migrar para PORTUGAL?

TRABALHAR, ESTUDAR ou EMPREENDER LEGALMENTE?

Não sabe como? Entenda o Processo. Fale com a gente!

Site: www.oapoioconsultoria.com

e-mail:  contato@oapoioconsultoria.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts