Criação de empresas sobe 15% e aproxima-se do melhor ano de sempre

A constituição de novas empresas foi transversal a quase todas as atividades, com destaque para o setor dos transportes.

      No setor dos transportes há a registar um crescimento de 113%.

 © D.R.


A criação de empresas subiu 15% até novembro, face ao mesmo período do ano anterior, totalizando 44.564 novas empresas e aproximando-se do melhor ano de sempre, segundo dados da Informa D&B, divulgados esta quarta-feira.

"Entre o início do ano e 30 de novembro foram constituídas em Portugal 44.564 novas empresas, um registo que ultrapassa em 15% os números de 2021", apontou, em comunicado, a Informa D&B.

No acumulado dos primeiros 11 meses do ano, a criação de empresas ficou apenas 3% atrás dos valores registados em 2019, o melhor ano de sempre, com 49.594 constituições.

O crescimento na criação de novas empresas foi transversal a quase todas as atividades, com destaque para os setores dos transportes (+2.061 constituições; +113%), que regista o maior crescimento, e dos serviços gerais (+ 1.171 constituições; +24%) e dos serviços empresariais (+ 971 constituições; +15%), que foram os dois setores com maior número absoluto de nascimentos.

Em termos geográficos, o distrito de Lisboa registou o maior número de constituições e também o maior crescimento, com mais 3.169 novas empresas, ficando praticamente em cima dos números de 2019 (-0,4%).

Em número absoluto de novas empresas no distrito de Lisboa, destacou-se o setor dos serviços empresariais, com 3.184 novas empresas, bem como os setores dos transportes e das tecnologias, que se destacaram em crescimento face a 2021, com aumentos de 164% e 36%, respetivamente.

Já no distrito do Porto, o segundo maior em número de empresas, a recuperação foi "relativamente mais lenta, nomeadamente no setor dos serviços empresariais que ainda está 6% abaixo dos valores de 2019", referiu a empresa de informação empresarial.

No que diz respeito aos encerramentos de empresas, até 30 de novembro, fecharam 11.333 empresas, menos 31 que em 2021, mas com metade dos setores a crescerem neste indicador e a outra metade a diminuir.

O setor do retalho tem o maior crescimento nos encerramentos (+103 encerramentos), enquanto a construção regista a maior diminuição (-89 encerramentos).

Por fim, no período em análise, os processos de insolvência recuaram 17%, totalizando 1.511, com apenas os setores dos transportes, agricultura e atividades imobiliárias a apresentar mais insolvências este ano.

 


 

Fonte: Dinheiro Vivo

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/criacao-de-empresas-sobe-15-e-aproxima-se-do-melhor-ano-de-sempre-15443135.html 

Mérito de Reportagem: Dinheiro Vivo / LUSA

 

Tem Planos de Migrar para PORTUGAL?

TRABALHAR, ESTUDAR ou EMPREENDER LEGALMENTE?

Não sabe como? Entenda o Processo. Fale com a gente!

Site: www.oapoioconsultoria.com

e-mail:  contato@oapoioconsultoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts