São estes os 8 sectores que mais vão contratar em 2023. E não é o tecnológico que está à frente.


 A Robert Walters lançou a Pesquisa Salarial Global 2023 onde compartilha insights sobre o mercado de contratações, competências em maior demanda, tendências salariais e muito mais.

 

De acordo com a consultora, o mercado de contratações vai ficar mais dinâmico e ainda mais desafiante do que no ano passado. Indústrias como as Energias Renováveis, e Infraestruturas & Tecnologia, continuarão a liderar o mercado de contratações. Os Centros de Dados e Centros de Competência Tecnológica estão a crescer na região, uma vez que os Dados, Automação, IA e Software estão a apoiar a produção e a tomada de decisões em quase todas as indústrias.

 

Entre os principais sectores em maior procura para 2023 destacam-se:

 

·         Energias renováveis

·         Tech & digital

·         FMCG

·         Imobiliário

·         Turismo e hospitalidade

·         Logistica e transporte

·         Healthcare e biotech

·         Manufactoring

 

Na indústria tecnológica, muitas empresas internacionais devem continuar a focar-se em Portugal, uma vez que o mercado português não é tão seco como nos países do norte da Europa, o que significa que um número crescente de empresas implementará práticas de DevOps. As necessidades para developers continuarão a ser muito elevadas, bem como os perfis de CiberSegurança e Data&BI.

 

Em Engenharia, a capacidade de desindustrialização continua a ser uma prioridade, e as Energias Renováveis continuarão a ser a indústria mais acelerada em Portugal, com ainda milhões de euros de investimentos internacionais e leilões de sucesso por vir. Os projectos verdes de hidrogénio também estarão no topo do mercado, bem como o aumento das tecnologias híbridas.

 

As empresas procurarão também garantir uma boa saúde financeira, reduzindo a exposição ao risco e garantindo o cashflow: CFO, director financeiro, gestor de Contabilidade e auditor Financeiro serão as funções mais procuradas em 2023.

 

Do ponto de vista dos Recursos Humanos, os perfis generalistas deveriam ser a principal tendência do mercado, os especialistas em RH, HRBP e RH estarão no topo da mente de muitas empresas.

 

Finalmente, para Vendas & Marketing, a especialização será a palavra principal. Em Marketing, as competências técnicas estarão ligadas ao Ambiente Digital e ao Comércio Electrónico, e nas vendas, vendas técnicas, expansão internacional e exportação, bem como Novos Negócios e Desenvolvimento de Negócios serão altamente procurados.

 

Retenção de talentos
Há um ano, falava-se de uma “Guerra por Talentos”, geralmente sobre as indústrias de tecnologia e digital. Hoje em dia, esse mesmo termo pode ser aplicado a qualquer sector que procure atrair ou reter os melhores talentos especializados.

 

As expectativas dos profissionais são sobre projectos desafiadores e sustentáveis que correspondam aos seus valores e crenças pessoais, e que também ofereçam progressão, bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal e um pacote equilibrado e atraente.

 

Para facilitar, um processo de recrutamento bem-sucedido precisa de ser baseado em projectos e ter etapas construtivas e legítimas, oferecendo insights sobre a empresa, a sua estratégia e o impacto de seu papel futuro. O processo de recrutamento precisa de ser adaptado, pensado antes de iniciar, e todos os stakeholders envolvidos devem ter sido informados sobre a função, a estratégia e os perfis e expectativas dos candidatos.

 

O pacote salarial, incluindo benefícios e salário emocional, continua a ser fundamental e o recrutador deve prestar atenção às expectativas dos candidatos para criar uma oferta bem-sucedida.

 

Tendências salariais
Em média, os salários vão continuar a crescer sendo a especialização crescente a principal razão para isso, e a inflação também empurrando empresas e profissionais a oferecer/solicitar salários adaptados.

 

O trabalho híbrido agora muito procurado em todos os sectores, excepto em sectores relacionados com a Manufactura e Serviços. Também os bónus relacionados com o desempenho são agora comuns, mesmo em funções que tradicionalmente não eram elegíveis para isso, mas as metas devem ser desafiadoras, alcançáveis e realistas.


Fonte: Human Resources / Sapo

https://hrportugal.sapo.pt/sao-estes-os-8-sectores-que-mais-vao-contratar-em-2023-e-nao-e-o-tecnologico-que-esta-a-frente/

Mérito da Reportagem: Margarida Lopes


Tem Planos de Migrar para PORTUGAL?

TRABALHAR, ESTUDAR ou EMPREENDER LEGALMENTE?

Não sabe como? Entenda o Processo. Fale com a gente!

Site: www.oapoioconsultoria.com

e-mail:  contato@oapoioconsultoria.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts