João Leão: “Antecipamos que Portugal recupere já em 2022” para níveis pré-pandemia

 


O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, mostrou-se confiante na recuperação económica de Portugal, reiterando que o crescimento pode inclusivamente ficar acima das anteriores projeções.

O governante, que está a ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, a decorrer esta manhã, reconheceu uma fase de “incerteza”, relativamente à evolução da pandemia, mas garantiu ter “confiança” numa “recuperação ainda mais forte”.

“As projeções de junho do Banco de Portugal apontam nesse sentido, estimam um crescimento de 4,8% em 2021 e de 5,6% em 2022. Antecipamos que Portugal recupere já em 2022 o nível do PIB e da economia verificado em 2019, antes da pandemia”, disse o ministro das Finanças, na sua intervenção inicial, destacando que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi fundamental para isso.

Declarações que surgem minutos depois de a Comissão Europeia ter divulgado as projeções para a recuperação da economia portuguesa, onde prevê um crescimento de 3,9% este ano e de 5,1% no próximo, apesar do agravamento da situação epidemiológica no país.

O ministro fez questão também de sublinhar que o apoio às empresas e às famílias foi possível devido à “responsabilidade dos partidos de viabilizar o Orçamento do Estado (OE) quando o país e os portugueses mais precisavam”, sublinhando que, no espaço de meio ano, “já concretizámos mais de metade das medidas previstas no Orçamento do Estado”.

Sobre o OE 2022, João Leão admitiu que “não será mais fácil, nem menos exigente”, avançando mesmo que “o foco na recuperação” da economia “não é incompatível com a responsabilidade na gestão das finanças públicas”. “Só com uma estratégia orçamental responsável podemos promover de forma sustentada a melhoria das condições de vida aos portugueses”, reforçou o governante.


Fonte: Executive Digest - SAPO

https://executivedigest.sapo.pt/joao-leao-antecipamos-que-portugal-recupere-ja-em-2022-para-niveis-pre-pandemia/

Mérito de Reportagem: Ana Sofia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts