Estudo revela que Portugal é um mercado atractivo para a implementação de empresas internacionais

 


O mais recente estudo da consultora imobiliária internacional Savills, intitulado “Portugal no Radar dos Business Service Centres (BSC): a Atractividade do Mercado Imobiliário, Edição 2021”, indica que Portugal se apresenta como um mercado bastante atractivo para a implementação de empresas internacionais.

 

A sustentar essa atractividade estão fundamentos de mercados como a localização estratégica, a qualidade dos recursos humanos nacionais, um clima de estabilidade política e de paz social, uma infraestrutura robusta de conetividade e a aposta na inovação e transição digital.

Também provas dessa atractividade são o reconhecimento e prémios internacionais que têm colocado Portugal como um destino de eleição para o investimento em múltiplos sectores, especialmente por parte de investidores estrangeiros, que demonstram um crescente interesse em posicionarem-se no nosso país.

O estudo revela também que o sistema de Ensino Superior, em que cada vez mais instituições são reconhecidas internacionalmente, é uma das grandes fundações da força do mercado português no que toca à qualidade dos recursos humanos, formando pessoas com talento e capacidades para dar resposta às necessidades das empresas e investidores. Dados recentes da OCDE indicam que, em Portugal, 37 por cento dos jovens entre os 25 e os 34 anos são licenciados.

O segmento de Business Service Centres, ou Centros de Serviços Partilhados (BSC), é uma tendência em franco crescimento, que vem dar resposta à necessidade das empresas de optimizarem recursos, assegurando níveis de produtividade máximos com custos mais competitivos, salvaguardando sempre a qualidade do processo produtivo.

Em Portugal, contam-se actualmente 175 BSC, em Lisboa, Porto, Braga e Aveiro. Dados da AICEP mostram que, nos Business Service Centres em Portugal, 85% dos colaboradores tem formação superior, 45% dos centros operam em mais do que uma língua, 35% dos centros prestam serviços de TIC e software e 8% dos colaboradores são de nacionalidades estrangeiras. Ainda, nos últimos cinco anos, verificou-se uma taxa de crescimento anual de 14 por cento do número de centros no país.

De acordo com a Savills, as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto são preferências evidentes para a instalação de Business Service Centres em Portugal. Nos últimos anos, estes dois polos de intenso dinamismo económico receberam importantes investimentos estrangeiros, tendo sido o destino de vários Centros de Competência.

Dados partilhados pela AICEP no relatório da Savills, indicam que a capital do país recebeu cerca de 40 novas empresas dedicadas às Tecnologias de Informação, entre 2016 e 2020, actualmente registando 111 Business Service Centres. Também tem sido possível observar a multiplicação de centros de competência dedicados ao setor automóvel na cidade de Lisboa, dos quais são exemplo a Critical Techworks (joint venture entre o Grupo BMW e a portuguesa Critical Software), a Mercedes Benz.io e a Volkswagen Digital Solutions.

Tudo leva a crer que Portugal reúne as condições para ser o país de referência para a instalação de BSC, e que o mercado imobiliário nacional, no seu todo, terá a capacidade, como se tem vindo a verificar, para se adaptar às novas tendências e exigências do setor dos Business Service Centres.


Fonte: Human Resources - SAPO

https://hrportugal.sapo.pt/estudo-revela-que-portugal-e-um-mercado-atractivo-para-a-implementacao-de-empresas-internacionais/

Mérito de Reportagem: Margarida Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts