O mais recente estudo da
consultora imobiliária internacional Savills, intitulado “Portugal no Radar dos
Business Service Centres (BSC): a Atractividade do Mercado Imobiliário, Edição
2021”, indica que Portugal se apresenta como um mercado bastante atractivo para
a implementação de empresas internacionais.
A sustentar essa atractividade
estão fundamentos de mercados como a localização estratégica, a qualidade dos
recursos humanos nacionais, um clima de estabilidade política e de paz social,
uma infraestrutura robusta de conetividade e a aposta na inovação e transição
digital.
Também provas dessa atractividade
são o reconhecimento e prémios internacionais que têm colocado Portugal como um
destino de eleição para o investimento em múltiplos sectores, especialmente por
parte de investidores estrangeiros, que demonstram um crescente interesse em
posicionarem-se no nosso país.
O estudo revela também que o
sistema de Ensino Superior, em que cada vez mais instituições são reconhecidas
internacionalmente, é uma das grandes fundações da força do mercado português
no que toca à qualidade dos recursos humanos, formando pessoas com talento e
capacidades para dar resposta às necessidades das empresas e investidores.
Dados recentes da OCDE indicam que, em Portugal, 37 por cento dos jovens entre
os 25 e os 34 anos são licenciados.
O segmento de Business Service
Centres, ou Centros de Serviços Partilhados (BSC), é uma tendência em franco
crescimento, que vem dar resposta à necessidade das empresas de optimizarem
recursos, assegurando níveis de produtividade máximos com custos mais
competitivos, salvaguardando sempre a qualidade do processo produtivo.
Em Portugal, contam-se
actualmente 175 BSC, em Lisboa, Porto, Braga e Aveiro. Dados da AICEP mostram
que, nos Business Service Centres em Portugal, 85% dos colaboradores tem
formação superior, 45% dos centros operam em mais do que uma língua, 35% dos
centros prestam serviços de TIC e software e 8% dos colaboradores são de
nacionalidades estrangeiras. Ainda, nos últimos cinco anos, verificou-se uma
taxa de crescimento anual de 14 por cento do número de centros no país.
De acordo com a Savills, as áreas
metropolitanas de Lisboa e Porto são preferências evidentes para a instalação
de Business Service Centres em Portugal. Nos últimos anos, estes dois polos de
intenso dinamismo económico receberam importantes investimentos estrangeiros,
tendo sido o destino de vários Centros de Competência.
Dados partilhados pela AICEP no
relatório da Savills, indicam que a capital do país recebeu cerca de 40 novas
empresas dedicadas às Tecnologias de Informação, entre 2016 e 2020, actualmente
registando 111 Business Service Centres. Também tem sido possível observar a
multiplicação de centros de competência dedicados ao setor automóvel na cidade
de Lisboa, dos quais são exemplo a Critical Techworks (joint venture entre o
Grupo BMW e a portuguesa Critical Software), a Mercedes Benz.io e a Volkswagen
Digital Solutions.
Tudo leva a crer que Portugal
reúne as condições para ser o país de referência para a instalação de BSC, e
que o mercado imobiliário nacional, no seu todo, terá a capacidade, como se tem
vindo a verificar, para se adaptar às novas tendências e exigências do setor
dos Business Service Centres.
Fonte: Human Resources - SAPO
https://hrportugal.sapo.pt/estudo-revela-que-portugal-e-um-mercado-atractivo-para-a-implementacao-de-empresas-internacionais/
Mérito de Reportagem: Margarida Lopes
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