Economia dá sinais de recuperação: nascimento de empresas aumenta 42%

 


Foram constituídas 3.507 novas empresas durante o mês de março, em Portugal. Segundo a Iberinform, o aumento homólogo de 42% evidencia sinais de recuperação, embora seja necessário ter em conta que março e abril de 2020 registaram quebras sem precedentes na sequência do primeiro período de confinamento geral e do início da pandemia.

Comparando o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2020, o acumulado de novas empresas situa-se 16,9% atrás do verificado no ano passado. Ainda assim, trata-se do “melhor valor deste janeiro, apesar das medidas restritivas à circulação e à atividade das empresas”.

Agricultura e Retalho são os setores em destaque, uma vez que apresentam um crescimento face ao primeiro trimestre de 2020: mais 16% e 10%, respetivamente. Por outro lado, Transportes (-63%), Alojamento e restauração (-39%) e Serviços gerais (-31%) são os setores que mais recuam em termos de novas constituições.

A análise da Iberinform aponta ainda os distritos do Interior de Portugal como aqueles que mais crescem, superando mesmo o Litoral. Bragança, Viseu, Évora, Beja e Leiria são os únicos distritos onde a criação de empresas neste trimestre superior a de 2020 e quase todos fazem parte do Interior.

Faro (-30%), Lisboa (-29%), Coimbra (-26%) e Setúbal (-21%) surgem no sentido inverso, tendo sido os distitos que registaram maiores diferenças negativas em relação ao período homólogo.

Encerramentos recuam 16,7%

A Iberinform revela que os encerramentos decresceram 16,7% no primeiro trimestre, fixando-se em 2.895. As insolvências, por seu turno, registam uma ligeira subida de 1,9% para 571 novos processos neste período.

“Os números de encerramentos e novas insolvências deverão ser entendidos à luz das medidas de apoio que o Estado português colocou à disposição das empresas”, sublinha a empresa, lembrando ainda que estes processos são habitualmente demorados. No caso das insolvências, envolvem tribunais cuja atividade foi afetada pela pandemia.


Fonte: Executive Digest - SAPO

https://executivedigest.sapo.pt/economia-da-sinais-de-recuperacao-nascimento-de-empresas-aumenta-42/

Mérito de Reportagem: Filipa Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...

Postagem mais recente

A gente quer falar de Portugal!

 Olá, caro leitor(a). Ficamos meses sem postar nada nesse canal, por acharmos que não estava sendo eficiente, nem do ponto de vista de negóc...

Seguidores

Top Posts