De acordo com a empresa
especializada em automação de marketing B2C, a maturidade digital dos
trabalhadores é o que permite a transformação digital das empresas e aquelas
que já tinham uma estratégia de negócio baseada na utilização de tecnologia
puderam reconverter o perfil profissional das equipas. Por outro lado, aquelas
que ainda não tinham investido na digitalização viram-se obrigadas a recrutar
novos talentos e a encontrar uma oferta escassa.
A pandemia veio acelerar
esta necessidade, marcando um ponto de viragem nos hábitos de consumo e na
forma como as pessoas se relacionam com as marcas, aponta ainda a Selligent
Marketing Cloud. É neste contexto que se verifica, no primeiro semestre do ano,
um aumento na procura por perfis digitais que ajudem a dar resposta à mudança e
às novas exigências.
Nos últimos meses, as
mudanças no mercado de trabalho geraram novas necessidades para as empresas,
resume Pablo Rueda, Partner Manager da Selligent Marketing Cloud Ibérica. A digitalização
tem sido a principal forma de adaptação a este novo contexto. Por outro lado, a
forma de chegar ao consumidor tem sido limitada e tem estado vinculada ao
universo do online. Como não poderia deixar de ser, os perfis mais procurados
são aqueles que estão ligados ao digital; especialmente as funções
especializadas em marketing, que estão a ganhar terreno face aos perfis
tecnológicos mais tradicionais.
Segundo a Selligent
Marketing Cloud, são estes os perfis
digitais que terão maior projecção ao longo dos próximos meses:
Digital
Project Manager: Num momento em que tudo transitou
para o digital, criar oportunidades de negócio através de boas campanhas de
marketing tornou-se a estratégia favorita das empresas para chegar a potenciais
clientes. Assim, esta função corresponde à pessoa que gere os projectos
digitais, assegurando que vão ao encontro dos objectivos da empresa, criando
novas linhas de negócio ou mantendo as existentes, e construindo uma relação
com os clientes.
Chief
Digital Officer (CDO): Muitas empresas tiveram de
entrar no “comboio” da digitalização de forma inesperada. Isto fez com que o
processo de transição, em muitas situações, tenha sido deficiente. Com o
objectivo de impulsionar a transformação digital das empresas, surge o Chief Digital
Officer. É muito importante não confundir o papel deste profissional com o do
responsável por Marketing Digital: o CDO foca-se em integrar ferramentas
digitais em diferentes áreas da empresa para aumentar a sua produtividade e
rentabilidade.
Especialista
em IA: A Inteligência Artificial
transformou-se numa ferramenta de grande valor para as empresas que apostam na
inovação nas suas diferentes áreas. Uma ferramenta digital complexa, que requer
um profissional altamente qualificado que saiba agir correctamente num ambiente
marcado por grandes volumes de informação. O mundo do marketing digital também
está a saber aproveitar as vantagens que a IA traz às campanhas digitais.
Sobretudo ao desenvolver campanhas de marketing inteligentes, que aproveitam os
dados e a IA para ajudar as marcas e os departamentos de marketing a tirar o
máximo proveito de todos os seus “momentos”, de forma integrada e através de
todos os canais.
Especialista
em Customer Success: As marcas querem estar mais
perto do consumidor, colocando-o no centro de todas as suas estratégias de
negócio. O especialista em Customer Success fica encarregue de manter o
contacto com os clientes e cuidar da relação para que estes se integrem na
dinâmica da empresa e possam aproveitar ao máximo o produto ou serviço
adquirido.
Fonte: Sapo Marketeer
https://marketeer.sapo.pt/a-procura-de-emprego-marketing-digital-e-uma-das-especializacoes-mais-valorizadas
Mérito de Reportagem: Marketeer.
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