O e-Visa Portugal é uma iniciativa do MNE – Ministério dos Negócios Estrangeiros lançado no primeiro trimestre de 2020, mas que só teve de fato sua liberação mais ampla em agosto de 2020.
Todos os interessados nos vistos portugueses de residência, para trabalho subordinado, aposentados, religiosos, pessoas que vivam de rendimentos próprios. Vistos de estada temporária para atividade profissional independente, atividade desportiva amadora, trabalho sazonal e frequência de curso em estabelecimento de ensino ou de formação profissional, podem usar o serviço do Portal e-Visa.
O novo processo eletrônico tem o objetivo de simplificar e modernizar os procedimentos, diminuir a burocracia e dar celeridade na concessão de vistos.
Realizado o cadastro, você receberá um código único de acesso para iniciar a solicitação do visto e acompanhar o processo online.
Depois da
liberação do acesso, surgirá o “menu” de opções para solicitar o Pedido de Visto,
em seguida preencha o questionário que determinará qual o visto mais adequado
para seu caso.
Após submeter o pedido, você poderá anexar documentos e acompanhar o processo que está dividido em 4 fases: Pedido registrado, Em análise, Pedido deferido (ou indeferido) e Visto emitido.
O pagamento da taxa administrativa em breve poderá ser feito pelo Portal, mas ainda não está liberado, você encontrará instruções de como proceder na sequencia do processo. Os valores individuais dos vistos são: 75€ para Visto de Estada Temporária ou 90€ para Vistos de Residência.
Porém, se você preferir, poderá continuar a efetuar o processo de solicitação de Vistos, por via Consular, que no Brasil conta com a empresa VFS Global como suporte na análise dos documentos, entrevistas, orientações.
Para iniciar o
processo dessa forma, comece acessando o site do Consulado de Portugal, mais
próximo de sua residência.
As representações de Portugal no Brasil poderão ser conferidas acessando o link abaixo:
https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/rede-consular/america/brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, deixe seu nome e e-mail para recontato. Comente aqui...